O desafio do óleo de cozinha

Apesar dos esforços por uma vida cada vez mais saudável, no dia-a-dia, muitas famílias utilizam a fritura como um meio prático e rápido de consumo de alimentos, mas além do problema com colesterol, a fritura é uma grande vilã do meio ambiente.

Depois de fritar batatas, coxinhas, pastéis e outras guloseimas, eis que surge o dilema de onde descartar o óleo usado, pois o despejo indevido de óleo na rede de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes

O óleo que não fica retido no encanamento – fato que pode atrair pragas – é tratado e separado da água em uma das cinco Estações de Tratamento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo). O problema é que apenas 68% do esgoto coletado na capital paulista é efetivamente tratado.

Todo óleo que chega intacto aos rios e às represas da cidade fica na superfície da água e pode impedir a entrada da luz que alimentaria os fitoplânctons, organismos essenciais para a cadeia alimentar aquática. Além disso, quando atinge o solo, o óleo tem a capacidade impermeabilizá-lo, dificultando o escoamento de água das chuvas, por exemplo. Tal quadro é propício para as enchentes.

Quando se vê o óleo ainda da frigideira não é possível calcular o quanto ele pode ser devastador se despejado na natureza, mas UM litro de óleo jogado no ralo contamina até UM milhão de litros de água, quantidade que uma pessoa leva 14 anos para gastar.

Uma solução ecológica e que ainda pode ajudar a economizar dinheiro é fazer o sabão caseiro de óleo comestível usado. Além de fácil de fazer, o sabão caseiro é serve para lavar louça, roupa e dar brilho em alumínio. Existem diversas receitas, desde as mais simples, que não precisam ir ao fogo, até as mais elaboradas, com essências e muitos ingredientes.

Mas quem não tem tempo de fazer o sabão também pode dar sua contribuição. Atualmente, existem ONG’s que recebem o óleo usado e produzem o sabão a fim de manter projetos sociais com a venda do produto final.

Uma dica para quem quer doar o óleo é procurar o site do Instituto Akatu, lá é possível encontrar o endereço de entidades que recolhem o óleo de cozinha em todo Brasil.

Pense nisso, o Planeta agradece a sua contribuição!

Receita – Sabão Caseiro

Ingredientes:
4 L de óleo comestível usado (peneirado, caso tenha resíduos)
2 L de água
1/2 copo de sabão em pó
1 Kg de soda cáustica (NaOH)
10 mL de essência aromatizante (facultativo)

Instruções:
Dissolver o sabão em pó em 1/2 L de água quente
Dissolver a soda cáustica em 1 e ½ L de água quente
Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo
Mexer por 20 minutos
Adicionar a essência aromatizante
Despejar em formas
Desenformar no dia seguinte

Se aprofunde

Para quem se interessa pelo tema, tem um vídeo elaborado pelo Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS), que decidiu produzir o programa Momento Ambiental. Trata-se de um interprograma exibido nos intervalos das emissoras públicas e comunitárias que traz exemplos de iniciativas simples mas capazes de ajudar a preservar o planeta. Os vídeos estão disponíveis no Youtube, inclusive tem uma matéria sobre reciclagem de sabão.

Um comentário sobre “O desafio do óleo de cozinha

Deixe um comentário